GABINETE VIRTUAL DAS GEOCIÊNCIAS

Ações de Extensão do Instituto de Geociências

Ações atuais (2023):

 

Nome da Ação

Coordenação

Edital

Depto

Proposta

Montagem de uma Experimentoteca de Solos: Proposta de Educação Ambiental voltada para o Ensino Fundamental e Médio Reiner Olíbano Rosas Fluxo Contínuo 2023 GGE O objetivo geral deste projeto é promover, nos professores e estudantes do ensino fundamental e médio, a conscientização de que o solo é um componente do meio natural que deve ser conhecido e preservado. Para tal, estão sendo elaborados uma série de kits de experimentos de fácil confecção e utilização, que serão utilizados no treinamento de professores.
Niterói: roteiros histórico-geográficos para o Ensino Médio Cristina Pessanha Mary AÇÕES NOVAS GGE O objetivo desse projeto é a elaboração e apresentação para os alunos do Ensino Médio da rede pública de Niterói, de roteiros histórico-geográficos abarcando ruas da sua área central. Os itinerários deverão desvendar os vestígios de espacialidades passadas da cidade, registros de sua história, de sua organização.
Conexão Geoinformação Paula Maria Moura de Almeida AÇÕES RENOVADAS GGE Projeto composto por atividades remotas, articuladas de forma temática e institucional, pensado de modo a criar conteúdo de divulgação científica ao público. O projeto apresentará aos mais de 700 inscritos no canal as pesquisas e realidades vivenciadas por profissionais atuantes na área de geotecnologias, permitindo o intercâmbio de experiência entre grupos de pesquisa e a livre transferência de conhecimentos entre os mesmos.
Mudanças Globais e Realidades Locais: A Fronteira da Ciência como Instrumento à Emancipação Brenda da Rocha Alexandre AÇÕES RENOVADAS GGE O projeto é voltado para interação entre professores, estudantes e demais membros da comunidade escolar do Ensino Básico e universitário, visando difundir um caráter de emancipação a partir de uma educação inclusiva, que se apropria do conhecimento global para solução dos problemas locais, utilizando metodologias ativas que favorecem o processo ensino-aprendizagem em consonância a ambas as inter-relações Escola-Universidade e Discente-Docente.
Curso Pré Enem Nise da Silveira Ana Claudia Carvalho Giordani PIBEX – Pré-Universitário Social 2023 GGE  O projeto objetiva a inclusão social através da educação; Promover direitos humanos e de cidadania dentro da universidade pública; Dar ao aluno participante do projeto a possibilidade de acessar este espaço e usufrui-lo para estudar para prova do Enem e vestibulares púbicos do Brasil, bem como participar de programas de inclusão no Ensino Superior (SISU, PROUNI e FIES).
Roteiros Geográficos: construção de olhares para a Cidade de Niterói Flavia Elaine da Silva Martins AÇÕES NOVAS GGE O projeto busca articular conhecimentos interdisciplinares sobre a transformação geográfica da cidade com as questões cotidianas do uso e vivência dos estudantes no espaço urbano, elaborando percursos que ressaltem temáticas relevantes e presentes no município de Niterói.
Geografia da Educação, práticas educativas e trabalho docente na Região Metropolitana do Rio de Janeiro Daniel Pereira Rosa AÇÕES RENOVADAS GGE O projeto tem como foco estender a formação dos licenciandos em Geografia permitindo que estes possam ampliar sua compreensão sobre o trabalho docente, apresentando questões e reflexões sobre o cotidiano da profissão, sua inserção no mundo do trabalho e a relação com políticas públicas e com sua prática cotidiana.
Laboratório Vivo Floresta Quilombola: saberes, resistência e outras ecologias Rita de Cássia Martins Montezuma AÇÕES NOVAS GGE O projeto tem como objetivo propiciar aos visitantes, pesquisadores, professores, estudantes e público em geral, vivenciar e identificar conceitos e funções ecológicas dos remanescentes florestais manejados pela comunidade do Quilombo Cafundá-Astrogilda. 
Meu Quintal é Maior do que o Mundo Rita de Cássia Martins Montezuma AÇÕES RENOVADAS GGE O projeto visa reencontrar nos quintais as práticas e usos do território associados à produção agrícola e às territorialidades de comunidades rurais com fortes vínculos com a natureza e com o bem comum.
Conhecendo o solo Itaynara Batista AÇÕES RENOVADAS GGE O projeto tem como objetivo promover o interesse para a  conservação do solo, uso e ocupação sustentáveis; desenvolver a conscientização sobre a importância do solo no meio ambiente, popularizando e ampliando o conhecimento científico acerca do solo; auxiliar na construção do conhecimento de crianças e jovens do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas da zona rural e urbana sobre o solo, seus constituintes e propriedades; entre outros.
V Olimpíada Brasileira de Cartografia: Amazônia no Mapa Marcus Vinícius Alves de Carvalho AÇÕES NOVAS GAG O objetivo principal da OBRAC é divulgar a Ciência Cartográfica, fundamental e estratégica para o Brasil, e despertar nos estudantes a curiosidade e o interesse pela Cartografia com foco no conhecimento geospacial para a cidadania, com proposições de atividades desafiantes que estimulam o aprendizado e também, prover aos professores conhecimentos e ferramentas arrojadas para o ensino dinâmico e participativo em áreas que abrangem o conteúdo cartográfico, tais como a Geografia, História e Matemática.

 

Ações referentes a outros períodos:

Nome da Ação

Coordenação

Ano de Submissão

Resumo da Proposta

Curso Pré Enem Nise da Silveira

Ana Claudia Carvalho Giordani (GGE)

2021

2019

Inclusão social. Promover direitos humanos e de cidadania dentro da universidade pública. Dar ao aluno participante do projeto a possibilidade de acessar este espaço e usufrui-lo para estudar para prova do Enem e vestibulares púbicos do Brasil, bem como participar de programas de inclusão no Ensino Superior (SISU, PROUNI e FIES). Permitir a experiência de troca social e educacional, a realização de atividades extracurriculares e aprimorar experiência profissional.

Liga Acadêmica de Relações Ambientais  Viviane Fernandez (GAG) 2021 Contribuir na formação do profissional de Meio Ambiente durante o curso de graduação e para sensibilização e mobilização ambiental pública.
Mudanças Globais e Realidades Locais: A Fronteira da Ciência como Instrumento à Emancipação Humberto Marotta Ribeiro (GGE) 2021 As áreas de elevada vulnerabilidade social apresentam problemas ambientais que levam a graves prejuízos a diferentes sujeitos em âmbito local. Elaborar textos e materiais paradidáticos audiovisuais e textuais, relevantes instrumentos críticos para difusão da fronteira do conhecimento ambiental. Esse tipo de material é essencial à promoção social.
Geografia da Educação, práticas educativas e trabalho docente na Região Metropolitana do Rio de Janeiro Daniel Pereira Rosa (GGE) 2021 Estender a formação dos licenciandos em Geografia permitindo que estes possam ampliar sua compreensão sobre o trabalho docente, apresentando questões e reflexões sobre o cotidiano da profissão, sua inserção no mundo do trabalho e a relação com políticas públicas e com sua prática cotidiana. Em 2020, com a necessidade da adoção de plataformas digitais que permitam atividades remotas de ensino, pesquisa e extensão, torna-se necessário organizar momentos de mediação dos alunos de licenciatura com profissionais em diferentes estágios da carreira docente, de modo que os professores em exercício através de suas trajetórias contribuam para o entendimento das questões ligadas ao profissional-professor.
Conhecendo o solo Itaynara Batista (GGE)

2021

2019

2018

O solo influencia o meio de vida de muitas maneiras, sendo o alicerce da vida nos ecossistemas terrestres. A falta de conservação do solo promove um crescimento contínuo dos problemas ambientais tanto em áreas urbanas, quanto em áreas rurais tais como: erosão, poluição, deslizamentos, assoreamento de cursos de água… Promover o interesse na conservação, uso e ocupação sustentáveis; desenvolver a conscientização sobre a importância do solo no meio ambiente; auxiliar na construção do conhecimento de crianças e jovens do Ensino Fundamental e Médio de escolas públicas da zona rural e urbana.
Montagem de uma Experimentoteca de Solos: Proposta de Educação Ambiental voltada para o Ensino Fundamental e Médio Reiner Olíbano Rosas (GGE)

2021

2020

2019

A degradação do solo, geralmente, está associada ao desconhecimento que a maior parte da população tem da sua, importância e função. De modo geral, no ensino fundamental e médio, os estudantes não têm acesso a informações corretas, eficazes ou adequadas à realidade brasileira, o que pode ser verificado nas falhas existentes nos materiais didáticos disponíveis. Elaborar kits de experimentos de fácil confecção e utilização, que serão utilizados no treinamento de professores. Criar uma “experimentoteca” com a utilização de materiais simples que facilitem a compreensão do tema “solos”, contribuindo para uma melhoria no aprendizado do tema.
Desenvolvimento e Aplicação de Caixa de Areia com Realidade Aumentada no Ensino de Geografia Reiner Olíbano Rosas (GGE)

2021

2020

Elaborar de um Sistema Integrado de Realidade Aumentada capaz de processar e projetar, em tempo real, informações topográficas criadas a partir da manipulação de areia. Tornar o ensino mais dinâmico, possibilitando a observação do comportamento dos fluxos de água sobre as formas do relevo e levando à melhor compreensão dos mecanismos envolvidos nos processos erosivos e nas inundações.
Frente à Mineração: construção coletiva da crítica ao modelo mineral em defesa dos territórios no Brasil Luiz Jardim de Moraes Wanderley (GGE)

2021

2020

Atuar junto aos movimentos sociais, Organizações Não Governamentais, sindicatos e comunidades atingidas e ameaçadas por complexos minerários no Brasil. Promover a construção de propostas coletivas a partir das experiências dos atingidos e das organizações que debatem o modelo mineral brasileiro. 
Projeto Niterói Jovem Eco Social Rita de Cássia M.  Montezuma (GGE) 2020 O Projeto Niterói Jovem Eco Social – NIPP e Periferias é um projeto com o IMM, PMN e FIRJAN voltado para a capacitação de graduandos e pós-graduandos na formação de jovens em condições de vulnerabilidades e para as transformações socioambientais.
Revista Geographia – Revista do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF Juliana Nunes Rodrigues (GGE) 2020 Divulgar o conhecimento sobre a atualidade de interesse da Geografia e de áreas afins, que dialogam com problemáticas relativas ao espaço geográfico.
Edital PDPA Prefeitura Cartografias Territoriais de Redes Colaborativas da Cultura no município de Niterói Jorge Luiz Barbosa (GGE) 2020 Realizar o mapeamento inventariante de organizações, coletivos e indivíduos envolvidos com cultura e da arte, considerando suas linguagens e estilos, modos de criação, acesso ao financiamento público e relação com público em seus territórios, promovendo maior democratização da cultura. 
O Centro que queremos: proposta de implementação do Observatório do Centro de Niterói (ObservaCentro) – PDPA Ester Limonad (GGE) 2020 O projeto apresenta a proposta de implementação do Observatório do Centro de Niterói (ObservaCentro), que pretende desenvolver pesquisas em Geografia e demais áreas das ciências humanas e sociais aplicadas que mobilizem a área central da cidade como objeto de estudo. O Observatório construirá ferramentas para a elaboração de cartografias sócio-territoriais do centro de Niterói. Neste sentido, propõe realizar estudos de intervenções urbanísticas e avaliação dos seus impactos, análise do desenho das políticas públicas deficitárias a serem implementadas e uma compreensão das limitações e potencialidades de uso e apropriação do espaço da área central por seus moradores e usuários.
Agricultuff Urbana 2020 (Projeto vinculado ao Programa Núcleo Pacha Mama) Alexandre José Firme – Vieira (GAG) 2020 Partindo da identificação dos quintais nos municípios do Rio de janeiro, Itaboraí, São Gonçalo e Niterói, prioritariamente, mas não restrito a esses municípios, serão desenvolvidos produtos de cartografia em conjunto com o Projeto Geotecnologia para Agricultura Urbana e Agroecologia, ambos vinculados ao Núcleo Pacha Mama. As áreas, identificadas ao longo dos dois semestres dentre os estudantes de Agricultura Urbana serão visitadas e os dados sistematizados para reflexões no campo da Agricultura Urbana e da memória biocultural, no intuito de ressignificar a horta, como espaço de troca de saberes e resgate das memórias e sabedorias populares. 
Por uma Educação para Riscos Ambientais Carla Maciel Salgado (GGE) 2020 A definição e caracterização de áreas de riscos naturais se tornaram amplo objeto de estudo de pesquisadores, tanto das geociências quanto das engenharias, havendo interesse também de outras ciências de caráter social. Difundir o conhecimento sobre os Riscos Ambientais para docentes da Rede Municipal de Ensino de Niterói.  Formar multiplicadores do conceito de riscos ambientais. Acredita-se que o desenvolvimento de uma cultura de prevenção a Riscos Ambientais transforme a relação que a comunidade possa ter com o meio em que vive.
Gabinete Virtual das Geociências Cristina Pessanha Mary (GGE) 2020 Criar o Gabinete Virtual de Geociências com a finalidade de divulgar, de forma pedagógica, a evolução das práticas e dos conhecimentos relativos às ciências da natureza realizadas por profissionais do Instituto de Geociências. O período coberto se estende da década de 1960, quando o Instituto foi criado, até os dias atuais. Pretende-se reunir, catalogar, e tornar público, por meio da criação de página eletrônica, imagens das coleções de mineralogia, relatórios de campo de expedições, instrumentos de trabalhos utilizados na formação dos engenheiros civis, geógrafos, topógrafos, arquitetos, geólogos, e demais ramos profissionais formados nos cursos atendidos pelo Instituto de Geociências.
V Jornada de Geotecnologias do Estado do Rio de Janeiro Raúl Sánchez Vicens (GGE) 2020 As Geotecnologias abrangem todo um acervo de conhecimentos, métodos, técnicas e ferramentas que visam a obtenção e processamento de dados geográficos ou espaciais. A V JGEOTEC apresentará aos estudantes realidades vivenciadas por profissionais atuantes na área de geotecnologias, permitirá o intercâmbio de experiência entre grupos de pesquisa e facilitará a livre transferência de conhecimentos entre os mesmos.
XV Encontro de Geociências – GeoUFF 2018 Reiner Olíbano Rosas (GGE) 2018 O Encontro de Geociências (GeoUFF) representa uma grande oportunidade para a troca de experiências e compartilhamento de informações sobre os projetos de pesquisa e a disseminação do conhecimento da produção científica na área das geociências.
Projetos Gráficos e de Estatística Básica no Programa GraphPad Prism Humberto Marotta Ribeiro (GGE) 2021 O curso pretende capacitar o público na utilização do software GraphPad Prism como ferramenta para expor de forma mais atraente e elegante os gráficos de sua pesquisa científica. Discutir os conceitos básicos da estatística e fornecer ferramentas para melhor apresentação de dados e tornar o trabalho técnico-científico mais visível aumentando seu impacto e interesse na academia e na sociedade.
Economia Política da Mineração Luiz Jardim de Moraes Wanderley (GGE) 2020 Reunir conteúdos teóricos e empíricos sobre a indústria extrativa mineral em suas escalas global, continental, nacional e regional. Mobilizar discussões de diferentes subáreas das Ciências Sociais, Engenharia, Economia Política e, principalmente, da Geografia.
ProBaía – Produtores da Baía de Guanabara Rita de Cássia Martins Montezuma (GGE) 2020 A Área de Proteção Ambiental de Guapi-Mirim é responsável pela gestão do maior remanescente de manguezais no entorno da Baía de Guanabara. A região é povoada por algumas comunidades tradicionais que têm sua sobrevivência garantida através de atividades extrativistas, especialmente a cata de caranguejos e pesca. Devido à escassez crescente dos recursos explorados, algumas pessoas se encontram atualmente em condição de vulnerabilidade social. A pandemia causada pelo vírus covid19 tornou a condição de vida dessas comunidades ainda mais frágil. Desenvolver um site que ajude pescadores artesanais, pequenos produtores rurais, artesãos, prestadores de serviços ecoturísticos e outros profissionais a comercializar melhor seus produtos.

A Geofísica na Sociedade

Wagner Moreira Lupinacci (GGO)

2021

2020

Muitos dos recursos naturais, essenciais ao desenvolvimento da sociedade, dependem de métodos geofísicos para a sua descoberta e exploração. Estes métodos também são empregados para o monitoramento de barragens e de contaminações de lençóis freáticos. Um novo campo de atuação do geofísico é em obras civis de grande porte, tais como prédios, pontes, barragens de hidrelétricas e estradas. Levar estes conhecimentos a sociedade através da edição de um jornal semestral on-line e impresso. 
Núcleo Pacha Mama Alexandre José Firme Vieira (GAG)

2021

2020

2019

2018

Agricultura Urbana e a Transição Agroecológica. Abordar Agricultura Urbana na Amazônia Paraense, em Belém do Pará e Oriximiná-PA. Manter o debate científico e cultural, dos saberes, desenvolvidos na UFF, nas temáticas de: Ciência Ambiental; Agroecologia; Processamento Digital de Imagem; Ecologia de Saberes; Conservação da Biodiversidade.

Agradecemos à PROEX pelas informações disponibilizadas.

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