GABINETE VIRTUAL DAS GEOCIÊNCIAS

O Gabinete

O Gabinete Virtual das Geociências atua para resgatar e divulgar a evolução das práticas realizadas e dos conhecimentos construídos no Instituto de Geociências da UFF (IGEO) em sua ampla história, que remonta à década de 60.

Neste espaço virtual, estão disponíveis para acesso público imagens das coleções de mineralogia, relatórios de campo de expedições, instrumentos de trabalhos utilizados na formação dos de profissionais de diversos ramos formados nos cursos atendidos pelo IGEO.

Objetivos

• Construir uma mostra eletrônica permanente que conte a história das geociências no EGG da UFF;
  • Tornar pública uma base de consulta para todos os interessados;
  • Criar atividades capazes de integrar pesquisa, ensino e extensão, além de fortalecê-los no âmbito do Instituto.

Equipe

Cristina Pessanha Mary, graduada em Geografia pela UFF, mestre em Planejamento Urbano e Regional e doutora em História Social pela UFRJ. É professora Associada III do Departamento de Geografia, Vice Coordenadora do Curso de Geografia da UFF (Niterói) e credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFF.

Julia Miguez Cardoso, técnica em Meio Ambiente pelo IFRJ e graduanda em Ciência Ambiental pela UFF. Aluna bolsista do Gabinete.

Angelica Carvalho Di Maio, possui graduação em Engenharia Cartográfica pela UERJ, mestrado em Sensoriamento Remoto pelo INPE e doutorado em Geografia pela UNESP. Atualmente é professora associada no Departamento de Análise Geoambiental da UFF e Diretora do Instituto de Geociências.

Paulo Roberto Alves dos Santos, graduado em Engenharia Cartográfica pela UERJ, Mestre em Engenharia Cartográfica IME e Doutor em Ciências pela UFF. Professor de Topografia, Cartografia e Sensoriamento Remoto do Departamento de Análise Geoambiental-GAG da UFF.

Almir Miranda da Silva, desenhista técnico e funcionário do Instituto Geociências da UFF.

Mônica Sampaio Machado, professora titular do Departamento de Geografia Humana e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UERJ. Graduada em Geografia pela UFF, Mestre em Geografia pela UFRJ, Doutora em Geografia pela USP e Pós-doutora em Geografia pela USP e UFF.

Luciene Carris, bacharel, Mestre e Doutora em História Política pela UERJ, com estágio pós-doutoral pelo LABGEOPO da USP sob a supervisão de Antonio Carlos Robert Moraes e estágio pós-doutoral pelo departamento de História da PUC-Rio sob a supervisão de Antonio Edmilson Martins Rodrigues.